Principais simtonas da Leishmaniose Visceral Canina
Acessos: 129
RECONHECENDO OS SINTOMAS
Principais sintomas da leishmaniose visceral canina
A leishmaniose visceral tem no cão seu principal reservatório e isso não é por acaso! Os cães respondem a leishmania de maneira exacerbada com imunidade humoral ou por anticorpos, e essa formação intensa de complexos de antígeno anticorpo é que se deposita nos órgãos alvo, são eles:
- PELE: Principal sintoma! Está presente na imensa maioria dos casos, sendo ponta de focinho e orelhas os locais de preferência, porém não muito menos frequente pelo restante do corpo causando lesões nodulares, erosivas, seborréia seca, etc.
- RINS: Principal alvo a ser evitado! A progressão da doença renal é o principal foco do tratamento e do controle da progressão da leishmaniose. Os imunocomplexos se depositam nos nefrons, causando lesões muitas vezes irreversíveis, piorando bastante o quadro e o prognóstico da doença.
- ARTICULAÇÕES: Os mesmos imunocomplexos também causam artrite, semelhante a artrite reumatóide, ocasionando dores e dificuldades no caminhar.
- BAÇO: Lesões no baço se mostram com facilidade nas imagens de ultrassom, características comuns a esplenites parasitárias.
- SISTEMA NERVOSO CENTRAL: Menos comuns mas não menos importantes! Causando convulsões por conta da síndrome de hiperviscosidade sanguínea e sintomas vestibulares como desequilíbrio, inclinação de cabeça e andar em círculos.
- Linfoadenomegalia, onicogrifose, sintomas gastrointestinais também podem estar presentes, os dois primeiros com frequência maior.