Fale conosco agora!

Atendimento 24H! Fale conosco!

BLOG

Prevenção é a melhor opção

PREVENÇÃO É A MELHOR OPÇÃO


A prevenção da leishmaniose é extremamente importante, pois a doença pode ter graves consequências para a saúde tanto nos animais quanto nos humanos e pode ser fatal em casos mais graves.

No caso dos cães, a prevenção da leishmaniose é especialmente importante, pois eles são um dos principais reservatórios da doença e podem transmiti-la aos flebótomos e consequentemente aos humanos e outros animais. Além disso, a leishmaniose visceral canina pode causar problemas graves de saúde nos cães, como lesões na pele, perda de peso, anemia, problemas renais, entre outros.

Uma das principais medidas de prevenção da leishmaniose canina é evitar a exposição dos cães ao mosquito transmissor. Para isso, é importante manter o ambiente limpo e livre de acúmulo de lixo e entulho, já que esses locais são propícios para a proliferação do mosquito-palha. Também é importante manter o cão dentro de casa durante as horas de maior atividade do mosquito, que são ao entardecer e ao amanhecer.

Outra forma de prevenir a leishmaniose canina é utilizar repelentes e coleiras repelentes em cães quando eles estiverem em áreas de risco. Esses produtos podem ajudar a afastar o mosquito transmissor e reduzir o risco de contaminação.

A vacinação contra a leishmaniose canina também pode ser uma medida eficaz de prevenção. A vacinação é recomendada para cães que vivem em áreas de alto risco ou que têm histórico de exposição à doença. Importante ressaltar que a resposta vacinal é individual e deve ser considerada como tal. Também importante dizer que a vacina não impede a leishmania de entrar no organismo do animal, apenas estimula a resposta imune celular ao invés da resposta imune por anticorpos, justamente o que acaba por ocasionar os sintomas da doença, portanto, a vacinação não serve para reduzir os números da leishmania numa população, apenas serve para proteção individual, na resposta aos sinais clínicos da mesma.

Na questão populacional, recomenda-se métodos de controle do flebótomo como pulverização de inseticidas em locais de grande incidência, controle de sujidades em terrenos baldios e em casas, além da utilização de coleiras e produtos spot-on repelentes nos animais.

Por fim, é importante ressaltar a importância de exames regulares para detectar a leishmaniose canina precocemente. O diagnóstico precoce da doença pode ajudar a evitar que o cão desenvolva complicações graves e reduzir o risco de transmissão da doença para humanos.

Ao adotar essas medidas de prevenção, é possível reduzir significativamente o risco de contaminação e proteger a saúde do seu cão.

FALE CONOSCO

51 9 9931-2930

A Virtual Leish representa inovação, utilizando-se da tele medicina à experiencia do diagnóstico, estadiamento, prevenção e tratamento da leishmaniose visceral canina, trazendo qualidade e expectativa de vida aos pacientes e tranquilidade aos tutores.
VL PET SERVIÇOS VETERINARIOS COMÉRCIO DE PRODUTOS LTDA.
CNPJ 47.785.642/0001-07

Feito com por Metrix Agência Digital.
© 2023 Todos os direitos reservados.